quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ENTREMEADA GRELHADA SIMPLES

ENTREMEADA GRELHADA SIMPLES
"Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tira a alegria das coisas simples da vida!" Sigmund Freud
Na culinária e gastronomia portuguesa há sabores que nos remetem para lugares mágicos, memórias que nos apaziguam que pela sua simplicidade nos deixa todo um sabor naturalmente "feliz" na boca, nos olhos, na mente, no coração, sem necessidade de temperos elaborados.
Entremeada (com os seus famosos couratos), entrecosto, bifes, salsichas, costeletas, lombinhos de porco...grelhados apenas com sal, seja no carvão, no grill do microondas ou do forno, seja assado no forno...simplesmente divinal!
Só um ingrediente faz toda a diferença (para além da origem da peça de carne!). 
O sal! 
Na minha cozinha só uso sal marinho (o mais grosso), principalmente para grelhados, não o troco por nenhum outro. Faz outra química! Claro que se o mesmo não vai cozinhar de forma a que "derreta" uso flor de sal.
Para esta receita não dou ingredientes, apenas sugestões.
Entremeada - peça inteira, de preferência com costelas (parte com osso é mais saborosa); limpar a pele muito bem com uma faca bem afiada de modo a que corte o mais possível o pêlo que ainda traga agarrado.
Entrecosto - peça inteira mas pode pedir ao talhante que dê uns cortes (sem separar, mantendo a peça inteira) por cima dos ossos para que fiquem pedaços mais pequenos quando for trinchar.
Lombinhos de porco - peça inteira.
No grill - Em cima da grelha com o tabuleiro ou no caso do microondas com um prato, por baixo para recolher os sucos. Com as peças grandes terá dificuldade em grelhar no microondas, mas se só for possível aí corte em pedaços suficientemente mais pequenos para que caibam. No grill do forno sugiro que não coloque muito perto (deixe com distância de cerca de uma mão) para que não queime antes de ficar cozinhada.
Às peças com pele aplico um truque para que a mesma fique tostada: começo a grelhar com a parte que não tem pele virada para cima e quando no ponto, viro e acaba de grelhar com a pele virada para cima. E aqui está uma peça de carne grelhada com a pele estaladiça! Simples! 
Tempero - Sal. Apenas e simplesmente sal grosso, sal marinho. As peças grandes, principalmente as de porco, tempero com antecedência, no mínimo 2 horas antes de confecionar, desperta-lhes o sabor! Peças pequenas tempero na hora.
Trinchar - Toda a carne (assada ou grelhada) deve repousar antes de ser trinchada, para que os sucos retidos no seu interior se voltem a integrar em toda a peça e a mesma fique mais suculenta. Isto porque com o calor os sucos emergem à superfície da peça. Se cortar imediatamente os sucos são desperdiçados ficando a peça mais seca.
NOTA: Se não tiver hipóteses para fazer no grill, não há problema! Pode optar por colocar a peça num tabuleiro de ir ao forno e neste caso o segredo é assar em temperatura média/baixa (a cerca de 150º) para que asse muito lentamente e assim não seque, conservando os sucos no seu interior. Se for uma peça com pele e para que fique estaladiça proceda do mesmo modo: inicie o assado com a pele para baixo e quando estiver no ponto vire a peça e termina de assar com a pele virada para cima.

2 comentários:

  1. Olá tia Gui, passei p/conhecer teu blog e gostei muito de tudo que vi.
    Encontrei receitinhas deliciosas e claro que já fiquei te seguindo.
    Pretendo voltar em busca de outras delícias...

    Bjssssssssss e sucesso

    Se quiser me visitar, será muito bem vinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Piteis da Dinha! Claro que vou visitar os seu blog e por aqui nos encontraremos.
      Beijos e muito sucesso para si também.

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)