sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

BOLO DE CHOCOLATE HÚMIDO

BOLO DE CHOCOLATE HÚMIDO
                 
Não é brownie, não é mousse, derrete-se na boca e não .... nas mãos (se comido com garfo ou colher)! Se for comido com garfo ou colher!

Ingredientes

300g chocolate para culinária (*)
8 ovos à temperatura ambiente
8 colheres de sopa de açúcar (depois de encher a colher abane um pouco para cair o excesso)
2 colheres de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de farinha para bolos (fazer o mesmo que sugiro nas medidas de açúcar)
(*) uso 200g de chocolate 70% cacau e 100g do que tem 30% cacau, mas fica ao vosso critério. Este bolo não é muito doce!


Modo de preparação
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de fundo amovível (pode colocar papel vegetal no fundo e untar e polvilhar apenas os lados).
Ligar o forno a temperatura alta (ponho 200º).
Depois dos ovos lavados, separar as gemas das claras.
A partir deste ponto o ideal é fazer os 3 passos distintos em simultâneo, com a ajuda de alguém ou de máquinas. O ideal! Mas se não puder, depois de derreter o chocolate começa a bater as claras.
Juntar o açúcar às gemas e bater muito bem, até ficarem mais claras "esbranquiçadas", fofas e a fazerem bolhinhas.
Derreter o chocolate (em banho maria ou no microondas), tendo o cuidado para não deixar derreter na totalidade (retirando do calor ainda com pedaços de chocolate por derreter, mexer um pouco para acabe de derreter esses pedaços. Se necessário levar novamente ao calor mas verificando com atenção quando já dá para derreter o chocolate todo sem que esteja no calor, para que não "coza" o chocolate).
Juntar a manteiga ao chocolate e misturar.
Enquanto isso, bata as claras em castelo bem firmes (lembre-se que as claras já batidas não devem esperar para não começarem a quebrar e a largarem liquido).
Juntar a mistura de chocolate e manteiga às gemas continuando a bater (deitar uma pequena quantidade para "temperar" as gemas e depois deitar tudo o resto da mistura de chocolate.
Parar de bater e envolver as claras na mistura com movimentos de baixo para cima e rodando o recipiente. É natural que a mistura esteja com uma consistência mais dura (manteiga e chocolate arrefeceram) e torne difícil a tarefa de envolver as claras sem ter que bater correndo o risco de tirar o ar às claras. Nesse caso junte 2 ou 3 colheres de claras à mistura e bata até que fique com a consistência mais mole. Adicione o resto das claras, agora sim com o cuidado descrito no início do parágrafo.
Separar cerca de 1/3 desta mistura e reservar.
Ao restantes 2/3 juntar a farinha polvilhando e envolvendo delicadamente.
Deitar a mistura com a farinha dentro da forma e levar a cozer entre 15 a 20 minutos (na posição do meio do forno). No meu forno a 200º leva 17 minutos.
O teste do palito neste bolo não resulta porque o bolo deverá ficar mal cozido mas não crú. O melhor a fazer passados os 15 minutos é abanar um pouco a forma e se lhe parecer ainda líquido deixe no forno mais uns minutos, indo controlando.
Deixar arrefecer um pouco, desenformar e cobrir com a massa (mousse) que reservámos.
Para guardar no frigorífico sugiro espete uns palitos no bolo e cubra bem com papel de alumínio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)