quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

BATATAS ASSADAS COM ALECRIM E ALHO

BATATAS ASSADAS COM ALECRIM E ALHO
                     
O alho inteiro (com casca) é o ingrediente surpresa e mágico deste prato. Dá um sabor particularmente agradável.
Não deve ter receio que fique a saber muito a alho, porque cozinhado desta forma fica como que caramelizado e mais adocicado. 
Pode aproveitar a utilização do forno, quando faz assados, incluir umas cabeças de alho devidamente lavadas e cortadas ao meio e deixar assar (pode assá-las embrulhadas em papel de alumínio, regadas com um fio de azeite, pitada de sal e erva aromática a gosto tomilho ou alecrim ou orégãos). Depois é só retirar-lhes a casca, esmagá-los e guardar a pasta (por exemplo no congelador, em pequenas doses, em película aderente, dentro de saco de plástico) e ir juntando aos mais variados pratos (massas, arroz, etc.).

Ingredientes (4 pessoas)

4 Batatas médias
1/2 cabeça de alho bem lavada
1 cebola média ou 4 cebolinhas pequenas
1 ramo de alecrim (pode optar por tomilho ou orégãos) 
sal q.b.
azeite q.b.
colorau q.b. (cerca de 1 colher de sobremesa)

Modo de preparação

Pré-aquecer o forno a 200º.
Partir as batatas em quartos (com ou sem casca) e temperá-las com sal grosso, de preferência, colorau e ramo de alecrim e envolver.
Colocar as cebolas às rodelas finas no fundo de um tabuleiro.
Por cima destas, coloca-se as batatas juntamente com o alho com a parte cortada virada para baixo para que os sucos deste se misturem no molho, rega-se com azeite.
Vai ao forno até as batatas estarem cozidas e loiras. Mexer com um garfo de vez em quando, para misturar os sabores durante a cozedura e para que as batatas corem um pouco mais por igual.
Esmagam-se os dentes de alho, retirando a casca, e misture novamente nas batatas envolvendo delicadamente para não as desfazer.

Nota: Pode reduzir um pouco a quantidade de azeite e espalhar uns bocadinhos de margarina, ou creme vegetal para quem for vegan, por cima das batatas antes de levar ao forno. 










Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)